Técnicas de negociação

Comportamento

Saber negociar é uma habilidade fundamental para mulher empreendedora. Seja no dia a dia da empresa com clientes e fornecedores ou para dar conta de todos os afazeres da casa e da rotina com os filhos, precisamos negociar quase que o tempo todo não é mesmo?

Veja algumas dicas para aprimorar sua capacidade de negociação:

Prepare-se:

Tenha claro o seu objetivo, coloque-se no lugar do outro e analise as vantagens e as desvantagens do que está sendo negociado. A partir dai, pense em alternativas de como satisfazer as necessidades da outra parte e coloque os parâmetros de até onde você pode ceder.

Demonstre empatia:

Saiba ouvir a outra pessoa, entenda seus argumentos e posicione-se de maneira calma e respeitosa. Incentive a pessoa a falar, faça perguntas e utilize as respostas para entender quais são suas reais necessidades e o que considera mais importante.

Proponha soluções:

Entendendo as necessidades do outro e sabendo quais são os seus parâmetros e objetivos, sugira acordos que atendam ambas as partes. Lembre-se, é importante que todos estejam comprometidos de maneira legítima para que o resultado seja satisfatório. Caso contrário, toda a negociação terá sido feita em vão.

Pense em alternativas:

Tenha um plano B caso a negociação não termine como você imaginou. Você se sentirá mais segura e saberá que não está totalmente na mão da outra pessoa.