Como dizer não sem criar problemas

Comportamento

Aprender a dizer não é fundamental para mantermos nosso foco e nos concentrarmos nas atividades que são prioridade na nossa agenda. Longe de ser uma tarefa simples, principalmente para nós mulheres, precisamos exercitar nossa capacidade de dizer não, sem neuras e culpas. Aqui estão algumas dicas:

Tenha clareza das suas prioridades:

Quando definimos nossas metas e estipulamos um plano de ação para alcançá-las, fica muito mais fácil identificar o que é ou não prioridade. Ao receber uma demanda que foge desse planejamento, cabe a nós identificar a real necessidade em acatar.

Coloque na balança:

Reflita o que você ganha e o que você perde ao atender aquele pedido que fugiu dos seus planos. Talvez seja algo simples e que poderá gerar mais confiança com sua equipe. Ou vendo do outro lado, a execução daquela tarefa irá te demandar horas importantes do seu dia, te deixando irritada e frustrada por não ter conseguido cumprir com todos seus compromissos.

Tome uma posição:

Pior do que dizer não é a angustia do talvez. Esse pode ser o caminho mais fácil na hora de responder, mas serve apenas para gerar falsa expectativa no outro e uma ansiedade tremenda na gente que temos nossos pensamentos consumidos por visualizar alternativas e desculpas para sair daquela situação.

Seja gentil:

Quando temos as informações claras na nossa mente, otimizamos nossa capacidade de raciocínio e argumentação, fatores críticos para darmos respostas claras e objetivas. Por mais que, num primeiro momento, o não possa ser rude para a outra pessoa, quando oferecemos uma resposta bem fundamentada deixamos claro que não é questão de “má vontade”. Além disso, demostre interesse pelo assunto e ajude o outro a pensar em outras alternativas e deixe o canal aberto para outras oportunidades.