5 dicas para desenvolver sua capacidade de liderar

Comportamento

Se você quer ir rápido, vá sozinho se você quer ir longe, vá junto.” Esse antigo provérbio africano reforça a importância de trilharmos nosso caminho trazendo conosco pessoas que também acreditam no nosso propósito. Para isso, existe uma competência que toda mulher empreendedora precisa desenvolver: a liderança

Um líder inspira sua equipe, torna-se referência e fonte de inspiração, além de ser o responsável por fazer escolhas e tomar decisões cruciais para o andamento da empresa.

Confira algumas dicas para tornar-se uma líder de sucesso:

Seja presente:

Para ser uma boa líder é fundamental estar próxima da sua equipe, promovendo um ambiente de confiança, respeito e reciprocidade. Estimule a conversa, peça opinião, promova a troca de diferentes pontos de vista, demostre interesse pelo bem estar dos seus funcionários.

Compartilhe:

O bom líder sabe se comunicar e divide com sua equipe suas expectativas em relação ao trabalho e à empresa. Compartilhe os resultados alcançados no mês, coloque quais são as metas para o período seguinte e deixe claro o papel de todos para alcançá-las.

Resolva:

A responsabilidade de tomar decisão é sua! Líderes de sucesso estimulam o diálogo mas sabem que o poder de decisão está nas suas mãos. Encare os problemas de frente e tome pra si a capacidade de resolvê-los. Isso demonstra confiança e traz segurança para a equipe.

Tenha compromisso:

Se você espera ter uma equipe comprometida, seja você a primeira a demonstrar esse envolvimento. Ver seu chefe motivado e trabalhando duro para que as empresa vá pra frente é uma grande fonte de motivação e incentivo.

Reconheça:

Saber reconhecer o esforço e dedicação da equipe cria um ambiente de respeito e estímulo para melhoria contínua.