4 maneiras de manter atitudes positivas diante grandes desafios

Comportamento

Abrir um novo negócio, colocar em prática aquele projeto que estava na gaveta há tempos ou tomar uma decisão importante, quando se trata de construir algo de valor o desafio faz parte do processo.

Muitas vezes procuramos o caminho mais fácil na esperança de que tudo será conduzido como imaginamos. Mas nem sempre acontece dessa maneira – e a verdade é que dificilmente melhoramos nossas habilidades na resolução de problemas quando não há um problema para resolver.

Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades, e são capazes de transformar ambos em vantagem. –

Nicolau Maquiavel

Alguém já passou por esse problema antes – e resolveu!

Dificilmente a dificuldade que você está enfrentando é inédita. Quando estiver frente a um desafio pense que alguém, em algum lugar, já passou por essa mesma situação e encontrou uma solução.

Sendo assim, a melhor coisa que você pode fazer é ler, estudar, buscar informações. A internet é uma fonte inesgotável de pesquisa.

Nada é impossível

A solução que você está procurando pode vir de diversas formas. Esteja aberta a isso. Treine seu olhar para enxergar novos caminhos e possibilidades.

Existe sempre uma solução

Em situações desafiadoras e de grande stress nossa mente parece gritar “Isso nunca vai funcionar!” Entretanto, esse tipo de pensamento não agrega em nada, ou melhor, apenas contribui para nos impedir a seguir em frente.

Em vez disso, substitua seu pensamento por algo como “Eu vou descobrir que há uma solução.” Muitas vezes as respostas são óbvias e estão na nossa frente.

Peça ajuda a alguém mais experiente do que você

Recorra a sua rede de contatos. Diariamente todas as pessoas enfrentam inúmeros desafios, então por que razão você deve enfrentar tudo sozinha? Definitivamente não é eficiente e raramente é necessário. Converse, compartilhe e aprenda com pessoas que você admira.

Diante uma situação desafiadora perceba que depende apenas de você a maneira como aquele obstáculo será confrontado. Ter uma atitude de se fechar e criar inúmeras dificuldades tornará tudo ainda mais difícil. Se você tem uma atitude receptiva e aberta ao aprendizado e amadurecimento, as respostas irão cruzar o seu caminho de maneira natural.

Controlar seus pensamentos. Controlar suas atitudes. Inevitavelmente você irá controlar o resultado.

/// Última dica /// Clique aqui e assista a palestra “Eu tenho 99 problemas e a paralisia é apenas um deles” . Com uma narrativa repleta de humor e boas tiradas a comediante Maysoon Zayid conta como enfrentou inúmeros desafios sem perder a confiança.